Honda apresenta a Fireblade mais potente da história

Honda apresenta a Fireblade mais potente da história

Não foi apenas o nome que mudou. A nova geração da Fireblade mudou completamente e está ainda mais potente. A Honda elevou o padrão entre as esportivas do segmento com o lançamento da CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022.

O ‘R’ do nome se refere a ‘racing’, que é uma das propostas do novo modelo. Ela foi inspirada num modelo pilotado por Marc Marquez no Campeonato Mundial de MotoGP, a RC-213-V, e foi apresentada no Salão de Milão de 2019.

A versão SP (Sport Package) da superesportiva mais potente da história é a única a ser vendida no Brasil - ela foi colocada em pré-venda em setembro e chegará às lojas em outubro de 2021.

Para deixar a moto ainda mais potente, muita coisa mudou: motor, design, suspensões e freios, por exemplo, foram novamente desenvolvidos. 

O surpreendente motor de quatro cilindros oferece até 216,2 CV de potência máxima a 14.500 rpm. E, para ter uma melhor performance, os engenheiros partilharam da mesma configuração do motor da RC 213V, com 81 mm diâmetro e curso de 48,5 mm. O motor da Fireblade anterior tinha 76 x 55,1 mm. O resultado é mais eficiência na combustão, redução de atritos e o tamanho ideal de válvulas. 

Aerodinâmica e design da MotoGP

Acelerar a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 é realmente uma experiência de piloto profissional. A versão atualizada tem um design mais esportivo e agressivo, mas nada é ao acaso. Durante a fase de desenvolvimento, as indicações dos pilotos de testes permitiram criar um coeficiente de arrasto com o piloto abaixado, que é referência no segmento das superesportivas.

Com as novas ‘aletas’ na carenagem’, a ideia foi aumentar a downforce, ou seja, a pressão aerodinâmica que mantém a motocicleta mais colada ao chão durante a alta velocidade. Isso traz também maior estabilidade nas curvas e frenagens. 

Parte ciclística e tecnologia

Enquanto a Honda Fireblade manteve o chassi de alumínio tipo diamante, a moto ganhou um pneu maior na traseira e também um amortecedor de direção de atuação eletrônica 

A distância entre-eixos agora é de 1.455 mm, com inclinação da coluna de direção de 24° e trail de 102 mm (antes eram 1.405 mm, 23° e 96 mm), medidas que trazem maior estabilidade. 

A Fireblade traz sensor inercial de seis eixos, que permite uma melhor atuação do ABS e do controle de tração em curvas.

O painel TFT, personalizável, é maior (5 polegadas) e tem melhor resolução que o modelo anterior da Fireblade. 

a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 será vendida em duas opções de cores: preto ou vermelho (com detalhes em azul e branco). 

Quer saber mais sobre a nova Honda Fireblade 2022? Entre em contato com a STR Motos e continue também acompanhando o nosso blog.


Whatsapp