Conheça a Juno, o primeiro scooter da Honda

Conheça a Juno, o primeiro scooter da Honda

A Juno foi o primeiro scooter fabricado pela Honda. Lançada em 1954, a Juno era revolucionária para os padrões da época e foi fabricada durante pouco mais de um ano, tendo uma produção total de 5.856 unidades. O scooter contava com um motor monocilindro OHV 4 tempos de 189 cc, arrefecido a ar, porém seu peso elevado não agradou muito aos clientes. Os 170 kg a seco do scooter eram muito para uma potência máxima de 6,5 cv.

Design e inovação

Apesar do mercado japonês já contar com muitos scooters na época, a Honda Juno trazia uma inovação ainda não vista. Seja na parte técnica ou na estilística, o modelo se destacava, principalmente em um período no qual os veículos de duas rodas eram vistos apenas como formas econômicas de transporte.

A Juno foi a primeira Honda a contar com partida elétrica. Além disso, contava com formas futuristas na sua carroceria em FRP (Fibre Reinforced Plastic) e um amplo para-brisa protetor, que apresentava parte superior articulada, servindo como uma espécie de teto.

O design único, as dimensões imponentes, além do porta objetos e esse para-brisa protetivo faziam da Juno uma moto luxuosa. Por tudo que oferecia, o scooter Juno estava à frente do seu tempo.

As versões da Honda Juno

As versões aperfeiçoadas do scooter, Juno KA e KB, eram equipadas com um motor de 220cc e 9 cv de potência. As várias aberturas na carenagem melhoravam a refrigeração, mas o peso acabou aumentando, chegando a 195 kg, e impedindo o salto de performance do modelo.

Com o Japão vivendo uma crise econômica, um modelo tão caro quanto o da Juno acabou perdendo espaço, sendo descontinuada. Apesar da sua vida curta, o primeiro scooter Honda trouxe ensinamentos preciosos. Nesse momento a Honda entendeu a necessidade de pensar em veículos mais simples e começou um projeto que aproveitava todo o conhecimento vindo do uso de plásticos e resinas na fabricação da Juno.

O resultado desse trabalho foi a Super Club, lançada em 1958, que virou um grande sucesso, sendo o veículo motorizado mais vendido do planeta. A Super Club continua sendo produzida, e não é errado pensar que, se não fosse pela passagem da Juno, a Super Club nem existiria.

Whatsapp