A luva ideal para pilotar a moto Honda

A luva ideal para pilotar a moto Honda

A luva, assim como o capacete, é um importante acessório de proteção. Antes de escolher a sua, é importante que o piloto leve em consideração algumas questões como o modelo da sua moto Honda, o tipo de uso ou estilo de pilotagem. Cada situação irá demandar uma luva específica, fique atento a isso.

Antigamente as luvas serviam apenas para proteger do clima e não eram equipadas para proteger contra tombos. Com as competições em pista e no off-road, a necessidade de se preocupar com essas questões aumentou. 

A importância das luvas 

Na maior parte dos tombos de moto, sejam aqueles em condições mais paradas ou em altas velocidades, as suas mãos serão as primeiras a tentar aliviar a sua queda. Sem o uso de luvas, esse contato do solo com a sua pele pode te machucar. Por isso é importante investir em luvas. 

Existem luvas capazes de interferir até no fator impermeabilidade. Ou seja, luvas que garantem que suas mãos fiquem 100% secas mesmo debaixo de chuvas fortes durante longos períodos. Em geral, o preço dessas luvas costuma ser alto, muito por conta da alta tecnologia envolvida nelas.

A luva ideal para quem roda na cidade

Para quem pilota a maior parte do tempo na cidade, seja com uma moto pequena ou um scooter, a escolha da luva deve partir de modelos leves, que apresentem facilidade tanto em vestir quanto em tirar. São luvas geralmente curtas e que não avançam para além dos punhos. 

Leve em conta também o clima de onde você vive. Caso more em uma região muito quente, prefira modelos ventilados que misturem material têxtil com proteção em plástico rígido na parte superior dos dedos e dorso das mão. Para a palma da mão se indica materiais sintéticos ou naturais, mas sempre com proteções acolchoadas.

No caso dos locais de clima frio, opte por modelos sem ventilação. O material deve ser espesso, geralmente feito em couro e deve ter proteções nos pontos críticos, onde o atrito será maior em caso de tombo.

A luva ideal para quem roda em vias expressas

Caso você rode com sua moto por vias expressas ou rodovias, prefira luvas com maior proteção e cujo comprimento avance sobre sobre seu punho. Quanto maior a velocidade, maior a necessidade de proteção e fixação da luva em suas mãos. Luvas curtas podem se soltar com facilidade em um eventual tombo ou em situações de velocidade elevada. As luvas longas, com fechamento mais justo, oferecem uma proteção extra nos punhos.

A luva ideal para uso em pistas

Nos casos de pilotagem em pista, a escolha da sua luva deve se basear nos modelos extremos, dotados de proteção extra. São luvas idealizadas para pilotos que se arriscam a mais de 300 km/h nos circuitos do Campeonato Mundial. Ou seja, são luvas que precisam de um nível de segurança elevadíssimo. Essas luvas acabam sendo difíceis de vestir justamente por resistir à abrasão em alta velocidade e impedir que escape das mãos do piloto.

Se você for usar essas luvas no dia a dia, ou em viagens curtas, você vai sentir dificuldade em tirá-las. Sendo assim, opte por um par que fique no meio do caminho entre os modelos “pró” e os para uso urbano.

A luva ideal para o off-road

Para as práticas do off-road, as luvas devem ser específicas para situações de trilha. Apesar de ser importante contar com leveza e conforto, não deve-se abrir mão da proteção. É importante contar com reforços na parte superior das mãos, que são frequentemente expostas a choques com galhos e vegetação em trechos estreitos. Além disso, quem faz off-road sabe que cair faz parte do jogo, portanto a luva é ainda mais do que necessária.

Seja qual for a luva escolhida, não deixe de considerar o conforto como elemento fundamental. Além de te garantir maior prazer ao usá-la, ela não afetará sua pilotagem. Escolha sempre a proteção, mas valorize o conforto durante a pilotagem.


Whatsapp