Honda C100 Dream: conheça a história da antecessora da Honda Biz
Em 1960, muito antes de a Honda se instalar no Brasil, algumas motos Honda parecidas com a Honda C100 Dream já eram comercializadas por importadoras independentes. Por esse motivo, quando lançada no final de 1992, a Honda C100 Dream apresentou um visual que já era mais conhecido por muitos.
Além disso, a Honda C100 Dream foi responsável por preparar o terreno para sua herdeira direta, a Honda Biz, que mais para frente apresentaria uma vantagem indiscutível: o porta-capacete sob o assento.
Sucessora da Honda Super Club
A antecessora da C100 Dream era a Honda Super Club, produzida desde 1958 e grande destaque da Honda, responsável por tornar a marca mundialmente conhecida. Não à toa, o modelo atingiu a marca de 100 milhões de unidades vendidas em 2017.
Mas, afinal, o que a Honda C100 Dream de 1992 tinha de semelhante com as Super Club? Apesar dos pequenos retoques estéticos, a C100 Dream manteve o caráter original herdado da “mãe” Super Club. A moto permaneceu com o chassi underbone de aço, escudo de plástico protegendo as pernas, rodas de 17 polegadas motor monocilíndrico horizontal refrigerado a ar e o característico câmbio de quatro marchas com embreagem automática.
A chegada da C100 Dream
No início de 1990, quando a Honda C100 Dream chegou, o Brasil passava por uma crise econômica tremenda e, consequentemente, a indústria de motocicleta sentia isso. No entanto, as vendas de moto foram cair realmente em 1993 - nesse ano, foram fabricadas no Brasil 33 mil motos, contra 219 mil unidades 10 anos antes, em 1983.
Sucesso
Como nenhuma outra Honda era capaz de rivalizar com a C100 Dream no quesito baixo consumo de combustível, para a Honda esse era o momento ideal para lançar o modelo, ainda mais em um contexto de crise. Fora isso, a C100 Dream era a Honda mais barata do catálogo na época.
Durante todo o seu período de fabricação no Brasil, a C100 Dream não sofreu praticamente nenhuma alteração estética ou técnica, algo que para a época era considerado ultrapassado. Hoje o modelo já está em outro patamar, e é visto como uma “cult bike” e um modelo histórico da Honda.
Quem teve uma Honda C100 Dream sabe o quanto ela era econômica no consumo de combustível. Além disso, o modelo proporcionava uma pilotagem fácil e prazerosa, com mérito inclusive para o seu banco grande, longo e com ergonomia para os mais variados tipos de estatura. Na época, ela conquistou clientes que nunca antes imaginavam pilotar uma moto.