Tudo o que você precisa saber na hora de fazer a revisão da sua moto
A cada doze meses ou após seis mil quilômetros rodados, é indicado fazer a revisão da sua moto. Você sabia que essa prática pode evitar problemas graves no futuro? Checar antes de viajar ou se ouvir algum barulho, também são recomendações. Confira algumas dicas e faça uma viagem segura com a sua moto Honda!
1. Água e óleo do motor
O indicado é trocar a água a cada dois meses e o óleo quando atingir três mil km rodados. É o ideal, pois sem água o motor pode fundir e sem óleo a moto pode parar, já que é essencial para filtrar as impurezas vindas do ar. Para verificar o nível do óleo, a moto precisa estar fria e o motor desligado. Apoie-a na vertical, num local plano e remova a tampa medidora, limpe com um pano ou papel toalha e insira novamente para ver se o óleo está num nível inferior ou superior às marcas gravadas na vareta. Caso não esteja de acordo, leve para STR Motos, concessionária Honda autorizada em Campo Limpo.
2. Pneus e freios
Se os pneus e os freios não estiverem aptos para rodar, não existe viagem ou passeio sem acidentes. Por isso, analise se os pneus estão carecas, se a calibragem está em dia, se eles apresentam bolhas ou deformações e sinais de desgaste excessivo. Com relação aos freios, teste antes de pegar estrada. Veja se estão lubrificados e regulados, e se a sua moto Honda for hidráulica, o nível do fluido deve ser visto. E por fim, as pastilhas precisam ser trocadas caso estejam numa espessura menor que o recomendado. Ou seja, o combo freios + pneus precisa estar 100%, principalmente em dias de chuva, onde o risco é maior.
3. Sistema elétrico
A parte elétrica abrange luzes da lanterna, freio, farol, painel, setas, buzinas e o conjunto de bateria e ignição, que inclui bobina, vela, cabo de vela, gerador de pulsos e CDI (capacitor de descarga da ignição). Alguns nomes podem ser desconhecidos por você, mas eles existem e se estiverem com problemas, além de perigoso, é considerado uma violação média e sujeita a multa. Então fique ligado!
4. Peças e acessórios
Corrente, coroa e pinhão são as peças que precisam de mais atenção, pois sem elas a força do motor da moto pode ser comprometida. E com relação aos acessórios, essa parte você mesmo pode conferir, pois é a mais simples da revisão. Verifique no porta-objetos se além do capacete tem capa de chuva, luvas, botas e mais. Todos eles são essenciais para a sua segurança!
Por que fazer a revisão da sua moto em uma loja autorizada é mais seguro?
Se você não possui formação ou conhecimento técnico suficiente para avaliar se sua moto está apta para seguir viagem por mais um ano sem dar maiores problemas, o mais indicado é optar por uma loja Honda autorizada em Campo Limpo. Aqui na STR Motos, funcionários capacitados avaliam o bom funcionamento da sua motocicleta, alertando se algum reparo ou substituição de peças deve ser feito, e os técnicos são treinados pela Honda, possuindo especialização para cada modelo.
Fundada em 1996, a STR Motos tem compromisso com os clientes como principal alicerce. Com cinco lojas espalhadas por São Paulo, a STR Motos destaca-se pela preocupação com o atendimento, a qualidade dos serviços prestados e dispõe de amplas estruturas para a exposição de produtos e atendimento dos clientes que procuram motos novas e seminovas, oficinas para manutenção e equipe de vendas treinada para trazer conforto e praticidade aos seus clientes.