Vai viajar de moto? Comece com um bom planejamento

Vai viajar de moto? Comece com um bom planejamento

Chegou o fim de semana ou as férias, e você só quer colocar a moto na estrada? Nós da STR Motos sabemos bem como é essa sensação de viajar sobre 2 rodas.

Seja sozinho ou acompanhado, em cima de uma Honda CG Titan ou uma GL 1800 Gold Wing, a emoção de sentir o vento no rosto e conhecer novos lugares é demais. Mas, seja para viagens curtas ou longas, a regra número 1 é ter um planejamento.

Muita gente, no entanto, tem dúvidas de como planejar uma viagem de moto. Para ajudar, a STR Motos separou algumas dicas. 

Revisão da moto - Antes mesmo de colocar sua Honda na estrada, leve-a para uma revisão completa. Confira o óleo, filtros e pneus, por exemplo.

Mochilas e carga - Evite levar muita carga, para não encher de peso a moto. Fixe o que for levar de maneira simples e segura e, caso a moto tenha baú ou malas laterais, respeite o limite de peso. 

Itens de emergência - Nunca se sabe quando sua moto precisará de reparos, então leve itens como fusíveis e lâmpadas de reservas e ferramentas simples, assim como alguns itens como ataduras e medicamentos básicos.

Segurança - Além do capacete (óbvio), procure pilotar com acessórios que trazem mais segurança na viagem, como luvas e roupas de proteção.  

Roteiro - Saber qual estrada pegar e onde há paradas para abastecer, descansar e pernoitar, se necessário, é fundamental antes de começar a viagem. Estude bem o trajeto para não precisar improvisar. 

Cuidado com o tempo - Assim como é mais seguro viajar de dia, evitando longos trajetos à noite, o ideal é conferir as condições climáticas para evitar chuva ou neblina.

Paradas - Não é recomendado pilotar por muitas horas seguidas. Para evitar possíveis acidentes, faça algumas pausas durante o trajeto para dar um descanso ao corpo e à mente. Mas procure parar em lugares conhecidos, de acordo com o roteiro já visto anteriormente.  

Sozinho, com companhia ou em grupo? - Muitos motociclistas preferem viajar sozinhos, mas por que não ter uma companhia? Neste caso, certifique-se que a pessoa que vai te acompanhar já esteja acostumada a andar na garupa ou, antes da viagem mais longa, faça passeios curtos para vocês irem se acostumando. Caso a viagem seja em grupo, deve-se combinar com antecedência o ritmo da viagem, por exemplo, para que todos possam acompanhar sem problemas.

Gostou de nossas dicas? Confira muito mais no blog da STR Motos.

Whatsapp