Veja os cuidados que você deve ter com uma moto parada

Veja os cuidados que você deve ter com uma moto parada

Se você já precisou deixar a moto parada por um bom tempo, e não cuidou dela, bem provavelmente teve alguma dificuldade para dar partida novamente.

Há vários motivos para alguém precisar deixar a moto parada em casa. Durante a pandemia, devido ao isolamento social, muitas pessoas pararam de sair com frequência para pilotar, por exemplo. 

E quem precisa deixar a motocicleta sem uso deve redobrar os cuidados com ela. No Manual do Proprietário da Honda, há uma parte específica dedicada a esse assunto. Mas, para te ajudar com informações, a STR Motos preparou este material para você!

Antes de tudo, saiba que quanto mais sua moto ficar parada mais cuidados e preocupações você deve ter. E tudo vai depender exatamente do tempo de inatividade da sua Honda.

Se o tempo for curto (até um mês, por exemplo), você não vai precisar tomar medidas extraordinárias caso consiga ligar a moto pelo menos uma vez por semana, deixando seu motor ligado por cerca de 10 minutos em algum local ventilado. Ao fazer isso, já é possível manter o motor lubrificado e a carga da bateria.

Agora, se a inatividade da moto for mais longa e você não conseguir seguir a orientação acima, outras medidas devem ser tomadas. Confira a seguir:

Limpeza e lubrificação: Vai guardar a moto? Antes disso, faça uma limpeza e seque-a muito bem. Depois, faça a lubrificação de partes móveis como os cabos e eixos e passe óleo antioxidante em spray onde pode ter umidade. Não se esqueça de passar o óleo também na ponteira de escapamento.

Kit Transmissão: Lavou? Seque bem a corrente, de preferência usando jato de ar. Na sequência, aplique um lubrificante indicado para a transmissão.

Local: Escolha um lugar arejado e aberto para guardar a moto, evitando a incidência direta da luz solar. Cubra a moto com uma capa protetora que não retenha a umidade e proteja contra o acúmulo de poeira.

Pneus: Além de guardar a moto com os pneus calibrados, deixe-a apoiada em cavaletes para que os pneus não toquem o solo com muita carga, evitando assim a sua deformação.

Óleo do motor: Essa medida é principalmente para quem deixou a moto parada por mais de 6 meses, o prazo de validade limite do óleo. Antes de reativar a moto, providencia a troca do óleo.

Bateria: Uma medida que você deve tomar é desconectar os cabos e providenciar recarga a cada mês de inatividade da moto.

Motor: para proteger a vida útil do motor, retire as velas e coloque entre 5 e 10 ml de óleo para motor no interior dos cilindros. Para que o óleo seja distribuído para os cilindros, acione brevemente a partida elétrica.  

Combustível: Você sabia que a gasolina tem prazo de validade de 3 meses? Caso sua moto precise ficar parada por muito tempo, guarde-a com o tanque vazio e coloque óleo antioxidante em spray em seu interior.

Oxidação: As partes metálicas da sua moto devem ser protegidas contra a oxidação. Use spray antioxidante em escapamento, amortecedores e aros de roda, por exemplo. 

Motos carburadas: Um cuidado especial deve ser tomado nas motos carburadas, fechando a torneira do combustível e deixando o motor funcionar até ‘morrer’. Depois injete óleo em spray do orifício do parafuso do dreno situado na parte inferior do carburador. 

Para mais cuidados com a sua moto, procure sempre uma concessionária Honda. E agende uma revisão na STR Motos


Whatsapp