A história da Hornet, um dos sucessos da Honda

A história da Hornet, um dos sucessos da Honda

A Honda CB 600F Hornet parou de ser fabricada na fábrica da Honda em Manaus-AM em 2014, mas 7 anos depois ela ainda é uma das motos ‘usadas’ mais procuradas no mercado. Podemos dizer que ela é uma lenda sobre rodas, devido ao sucesso que fez e ainda faz.

Assim que foi lançada no Brasil, em dezembro de 2004, a CB 600F Hornet logo conquistou diferentes públicos. Ao mesmo tempo em que atraiu os fãs que amam uma superesportiva e ótimo desempenho (a velocidade máxima da Hornet passava dos 200 km/h), essa potente Honda também fez sucesso por quem nem era tão ligado em velocidade, mas sim em design. Uma de suas principais características, aliás, era a ponteira do escape 4 em 1 alta, saindo à direita da rabeta.

Não demorou muito tempo para a Hornet ser uma das motos Honda que conquistaram um lugar na história. Essa naked era mesmo especial. O motor, ligeiramente suavizado, foi herdado da superesportiva CBR 600F. Suavizado é modo de dizer, pois exibia 96,5 cv de potência máxima. Para se ter uma ideia, era praticamente o dobro da potência da CB 500, outro sucesso da Honda.

Mesmo com toda potência, a Hornet era fácil de pilotar e ágil, com freios e suspensões excelentes. Outra vantagem era que ela custava menos do que suas concorrentes e ainda era econômica, considerando toda a sua potência.

2ª geração da Honda CB 600F Hornet

Quatro anos após o lançamento no Brasil, a Honda apresentou em 2008 a segunda geração da Hornet. E com muitas novidades!

A montadora trocou o aço do chassi por alumínio, deixando a moto 5 kg mais leve que sua antecessora. O motor ganhou injeção eletrônica PGM-FI (no lugar dos carburadores), fazendo com que a potência máxima aumentasse para 105 cv. Além disso, a suspensão dianteira passou a ser invertida e a frenagem C-ABS entrou como opcional. 

Outra mudança foi apresentada no design. A Hornet ganhou linhas mais modernas, destacando o conjunto óptico dianteiro e o escape 4 em 1 com sua compacta e elegante ponteira saindo por baixo do motor.

3ª geração da Hornet

Desta vez, a Honda não mexeu no motor nem na ciclística da Hornet em sua 3ª geração, lançada no final de 2011. Afinal, a moto só recebia elogios.

A novidade ficou por conta do painel digital, no novo desenho da rabeta, com iluminação por LED, e no conjunto óptico frontal, intensificando o formato trapezoidal 

Nos 10 anos de fabricação da Hornet, de 2004 a 2014, foram vendidas no Brasil 47.832 unidades. E hoje, anos depois do fim da produção, a Hornet ainda é um modelo de grande admiração pelos apaixonados por motos e velocidade, fazendo com que o modelo tenha alto valor de revenda. 

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